top of page

FRANKENSTEIN

FRANK-402.jpg

O coletivo Projeto GOMPA apresenta Frankenstein, um espetáculo inspirado na obra homônima de Mary Shelley. O grupo mescla dança, teatro, artes visuais e trilha sonora original executada ao vivo para reinventar a primeira obra de ficção científica da história. Por meio desta mestiçagem cênica, conta-se a trajetória de um ser gerado a partir de outros seres, que tenta se adaptar ao mundo atual  mesmo sentindo que nada do que faça é suficiente.

O espetáculo propõe uma reflexão acerca das nossas relações de pertencimento, de identificação ou ausência de identificação, questionando o quanto nos sentimos incluídos ou parte de algo, ao mesmo tempo em que propõe um estudo dos movimentos do corpo humano. Para isso, dois bailarinos estão em cena mostrando o corpo que se forma a partir de fragmentos, objetos e espelhamentos que geram em cena imagens poéticas. Reflexos, transparências, movimentos corporais e respiratórios, sons, palavras, dissonâncias, sombras e fissuras confluem para a simbiose cênica na qual duvidamos do que vemos e ouvimos, construindo uma atmosfera enigmática e onírica. Evoca-se no espectador uma sensação de estranhamento, ao mesmo tempo em que ele se percebe refletido na cena, em procedimentos delicados e sinuosos de iluminação.

Estímulos de criação coreográfica como fragmentações do corpo e uso de instalações visuais impulsionam a coreografia que busca desconstruir códigos já estabelecidos pela dança contemporânea, produzindo outras formas estéticas nas quais o feio ganha espaço em detrimento do belo e da forma entendida como bem-acabada. Desconectar e reconectar os pedaços corporais criando um novo corpo a partir disso. Corpo marionete, série de partes articuladas que são desmembradas e reagrupadas de diversas maneiras. Neste sentido, o corpo humano tal como o conhecemos perde sua estrutura íntegra, podendo ser organizado em outras combinações, sem tronco ou com mais de um par de pernas.

PRÊMIOS                                                      

10° Olhares da Cena 

Indicações:          

Maquiagem                                        

Design Gráfico

Figurino

Cenário

Iluminação

Trilha Sonora

Bailarina

Bailarino

Direção

Espetáculo   

Prêmios:

Maquiagem

Bailarino

Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
FRANK-565
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges
Foto: Cláudio Etges

FICHA TÉCNICA

Direção: Camila Bauer
Elenco: Fabiane Severo e Douglas Jung
Composição e cena sonora: Álvaro RosaCosta
Coreografia: Fabiane Severo e Douglas Jung
Provocações coreográficas: Carlota Albuquerque
Cenografia e objetos: Élcio Rossini
Iluminação: Ricardo Vivian
Figurinos: Renan Vilas
Dramaturgia: Camila Bauer, Carina Corá e Pedro Bertoldi
Arte gráfica: Jéssica Barbosa
Fotografia: Regina Protskof e Cláudio Etges

Produção e realização: Projeto GOMPA

Apoio:

teatro atelie.jpg
2 - ODA_assinatura_final - Copia.png
adbd4a87-970a-4953-9336-5a27ebf08a44.JPG

PROJETO DE VENDAS

Frankenstein

RIDER TÉCNICO

Rider de som

Rider de luz

TEASER

IMPRENSA

CRÍTICAS

DIEGO FERREIRA - OLHAR(ES) DA CENA: " Frankenstein" é o novo e ousado projeto do Coletivo Gompa, que a cada novo trabalho nos coloca diante de novas possibilidades no campo das artes da cena. Fica difícil categorizar e encaixotar em rótulos as produções deste coletivo que nos últimos cinco anos tem se dedicado a pesquisa de linguagem e levado a risca o hibridismo em suas produções. [...] Um trabalho espetacular que fica na nossa memória como aqueles espetáculos inesquecíveis pela entrega de seus realizadores. [...] O projeto Gompa mais uma vez está de parabéns não apenas pelo trabalho, mas pelo conjunto de sua obra que a cada novo passo eleva as produções gaúchas a outros patamares,
Crítica completa aqui.

bottom of page