FRANKENSTEIN

O coletivo Projeto GOMPA apresenta Frankenstein, um espetáculo inspirado na obra homônima de Mary Shelley. O grupo mescla dança, teatro, artes visuais e trilha sonora original executada ao vivo para reinventar a primeira obra de ficção científica da história. Por meio desta mestiçagem cênica, conta-se a trajetória de um ser gerado a partir de outros seres, que tenta se adaptar ao mundo atual  mesmo sentindo que nada do que faça é suficiente.

O espetáculo propõe uma reflexão acerca das nossas relações de pertencimento, de identificação ou ausência de identificação, questionando o quanto nos sentimos incluídos ou parte de algo, ao mesmo tempo em que propõe um estudo dos movimentos do corpo humano. Para isso, dois bailarinos estão em cena mostrando o corpo que se forma a partir de fragmentos, objetos e espelhamentos que geram em cena imagens poéticas. Reflexos, transparências, movimentos corporais e respiratórios, sons, palavras, dissonâncias, sombras e fissuras confluem para a simbiose cênica na qual duvidamos do que vemos e ouvimos, construindo uma atmosfera enigmática e onírica. Evoca-se no espectador uma sensação de estranhamento, ao mesmo tempo em que ele se percebe refletido na cena, em procedimentos delicados e sinuosos de iluminação.

Estímulos de criação coreográfica como fragmentações do corpo e uso de instalações visuais impulsionam a coreografia que busca desconstruir códigos já estabelecidos pela dança contemporânea, produzindo outras formas estéticas nas quais o feio ganha espaço em detrimento do belo e da forma entendida como bem-acabada. Desconectar e reconectar os pedaços corporais criando um novo corpo a partir disso. Corpo marionete, série de partes articuladas que são desmembradas e reagrupadas de diversas maneiras. Neste sentido, o corpo humano tal como o conhecemos perde sua estrutura íntegra, podendo ser organizado em outras combinações, sem tronco ou com mais de um par de pernas.

MOSTRAS

V Mostra Glênio Peres - Porto Alegre (RS) - 2019     

 

CIDADES

Porto Alegre (RS), Gravataí (RS)          

FICHA TÉCNICA

Direção: Camila Bauer
Elenco: Fabiane Severo e Douglas Jung
Composição e cena sonora: Álvaro RosaCosta
Coreografia: Fabiane Severo e Douglas Jung
Provocações coreográficas: Carlota Albuquerque
Cenografia e objetos: Élcio Rossini
Iluminação: Ricardo Vivian
Figurinos: Renan Vilas
Dramaturgia: Camila Bauer, Carina Corá e Pedro Bertoldi
Arte gráfica: Jéssica Barbosa
Fotografia: Regina Protskof e Cláudio Etges

Produção e realização: Projeto GOMPA

PROJETO DE VENDAS

Frankenstein

TEASER

IMPRENSA

@2023 por Liliana Bezerra. Criado orgulhosamente com Wix.com