INIMIGOS NA CASA DE BONECAS

Foto: Vilmar Carvalho

Dando continuidade à pesquisa em criação dramatúrgica e cênica desenvolvida pelo Projeto GOMPA, Inimigos na Casa de Bonecas é um dos 5 vencedores do prêmio International Ibsen Scholarship 2017, promovido bianualmente na Noruega para incentivar montagens inspiradas em Ibsen em diferentes lugares do mundo. De um ponto indeterminado no futuro, Nora Helmer revê o momento decisivo em que seu casamento com Torvald começa a fazer água. É um momento fundamental também para o seu país (não a Noruega dos límpidos fiordes, mas o Brasil, com recorrentes vazamentos de lama), imerso em discursos políticos inflamados, opressões em diversos níveis e conflitos éticos de difícil resolução. “Inimigos na Casa de Bonecas” é um espetáculo inspirado nas obras “Uma Casa de Bonecas” e “O Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen. Os textos do dramaturgo norueguês servem como ponto de partida para a construção de um espetáculo com ênfase em questões de gênero, corrupção e onipresença das mídias. A encenação une teatro, dança, música e vídeo para recriar os impasses de personagens divididas entre as limitações cotidianas e as tensões sociais.

 

Ficha técnica

Elenco:

Sandra Dani

Janaina Pelizzon

Nelson Diniz

Liane Venturella

Lauro Ramalho

Álvaro RosaCosta

Fabiane Severo

Pedro Bertoldi

Direção: Camila Bauer

Dramaturgia: Marco Catalão, Pedro Bertoldi e Camila Bauer, a partir das obras Uma Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen (tradução Leonardo Pinto Silva), em colaboração com o elenco.

Direção coreográfica: Carlota Albuquerque            

Composição e desenho sonoro: Álvaro RosaCosta

Iluminação e videografia: Ricardo Vivian

Cenografia: Elcio Rossini

Figurinos e maquiagem: Liane Venturella

Desenhos e pinturas figurino: Lipe Albuquerque

Criação e confecção de máscaras: Fábio Cuelli

Mídias sociais e criação de memes em vídeo: Laura Hickmann

Assessoria de imprensa: Lauro Ramalho

Arte gráfica: Jéssica Barbosa

Fotografia: Adriana Marchiori

Realização e produção

 

 

 

Correalização:

 

 

 

 

Apoio:

Patrocínio:

 

Financiamento:

 

FOTOS
PRÊMIOS

Para montagem:

Ibsen Awards - Noruega (2018)

Ponto de Teatro - Porto Alegre/RS (2018)

Para o espetáculo:

Prêmio Açorianos de Teatro 2018

Indicações:                                                                                                                Prêmios:

Melhor Ator - Nelson Diniz                                                                               Melhor Ator Coadjuvante - Lauro Ramalho

Melhor Ator Coadjuvante - Álvaro RosaCosta                                              Melhor Trilha Sonora Original - Álvaro RosaCosta

Melhor Ator Coadjuvante - Lauro Ramalho

Melhor Atriz Coadjuvante - Liane Venturella

Melhor Trilha Sonora Original - Álvaro RosaCosta

Melhor Dramaturgia - Pedro Bertoldi, Camila Bauer e Marco Catalão

Melhor Produção - Projeto Gompa

FESTIVAIS

Palco Giratório Sesc Porto Alegre/RS (2018)

Caxias em Cena - Caxias do Sul/RS (2018)

Ibsen Awards/Noruega (2019)

MOSTRAS

V Mostra Glênio Peres (2019)

TEASERS
PROJETO DE VENDA / PORTFÓLIO

Em português

In english - Enemies in a dolls house

RIDER TÉCNICO / TECHNICAL RIDER

Rider de luz e vídeo

Lighting Plot

Rider de som

Lighting Plot

IMPRENSA
CRÍTICAS
ANTÔNIO HOHLFELDT - JORNAL DO COMÉRCIO

Todo o grupo, que atua fortemente como um coletivo, realiza um dos trabalhos mais bem acabados e afirmativos que vi nestes últimos anos, porque é uma linha de criação extremamente complexa e difícil, tanto do ponto de vista dramático, quanto estético, mas que é absolutamente alcançado neste trabalho de pouco mais de hora e meia de duração, mas que pega o espectador pelo pulso e leva-o ao longo de toda a narrativa de maneira a apresentar-lhe uma reflexão sólida, lógica e densa, que não permite tergiversação. 

Crítica completa aqui.

OLHARES DA CENA - DIEGO FERREIRA

​"(...) A dramaturgia ainda se pauta no procedimento da revelação das contradições, despedindo-se da narração linear e do realismo para investir em narrativas que enfatiza o discurso e tensões que estamos vivendo agora. (...) No que tange a encenação de Camila Bauer, o espetáculo parte de cruzamentos das diferentes artes do espetáculo e tem forte apelo estético se pautando na performance, fisicalidade, música, projeções e iluminação, assim como os figurinos e máscaras que com suas cores e texturas conseguem expandir o campo de fruição. Assim como a criação sonora de RosaCosta que sempre é efetiva e dialoga diretamente com a obra. Destaque para o elenco de peso que o projeto conseguiu reunir encabeçado por Sandra Dani, Nelson Diniz, Liane Venturella, Lauro Ramalho, Janaína Pelizzon, Fabiane Severo (que com sua presença física cria subjetividades e atemporalidades na obra, cavando espaços para manifestar o que palavras não dão conta), Alvaro RosaCosta e Pedro Bertoldi destacando os dois últimos que com propriedade colocam em cena relatos fortes sobre temas atuais, mas todo o elenco é coeso e consegue colocar em cena toda a provocação estética e que possibilita diferentes camadas de leituras dentro de um contexto contemporâneo de proposição teatral, mantendo a coerência que a encenadora Camila Bauer vem desenvolvendo ao longo dos anos."

Crítica completa aqui.

ARTIGOS

Inimigos na Casa de Bonecas - Construção dramatúrgica a partir da obra de Henrik Ibsen e do testemunho dos atores

Autora: Camila Bauer

@2023 por Liliana Bezerra. Criado orgulhosamente com Wix.com